Dicas de manobras para trilheiros e enduristas

Em qualquer esporte, se não houver treino, você acaba ficando despreparado para a sua prática. Por isso, listamos dicas de manobras para trilheiros e enduristas se aventurarem e obterem bons resultados. Confira:

Muita são as técnicas, mas se não houver treinos constantes, o piloto acaba perdendo sua habilidade e seu rendimento diminuí.

Por isso, listamos os problemas mais comuns na prática desses esportes e como você poderá enfrentá-los, para assim obter bons resultados em sua disputa.

Subidas

Caso esteja tentando subir a pé e carregando sua moto, esse é certamente um obstáculo que só de imaginar, você já se vê exausto. Mas em uma disputa, uma técnica comum para passar por subidas é manter o corpo no seu centro de gravidade, ou seja, você terá que inclinar o seu corpo ereto para a frente, e assim pegará embalo.

Descidas

Quando se está descendo, apenas sua moto deve ser inclinada (válido para subidas) para baixo, deixando o seu corpo para trás, e suas mãos firmes no guidão. Se a trilha estiver lisa ou molhada, deve haver o cuidado com o freio dianteiro, para não ocasionar o travamento e seu corpo ir para a frente.

Buracos

Quando for passar por um buraco deve haver muito cuidado! Reduza a marcha, puxe o guidão e acelere. Cuidando para ir sempre devagar e evitar acidentes. Caso a moto caia no obstáculo, a dica é puxar a roda dianteira com o auxílio de outra pessoa.

Riachos

O primordial é não deixar a moto cair na água. Para ultrapassar um riacho todo cuidado é pouco. Ultrapasse devagar e tente encontrar as pedras, pois a maioria deles são visíveis, e assim você obterá mais segurança. Procure perceber se o riacho possui partes mais claras ou escuras, pois assim, você saberá qual a mais profunda (escura), e evitará se afundar.

Troncos caídos

A dica é dar um empinadinha na roda dianteira, e ao passar pelo tronco, a moto deverá ser inclinada para frente, assim, com o peso do corpo, a roda traseira se estabilizará, e você poderá acelerar sua moto para ultrapassar o obstáculo.

Atoleiros

A marcha deve estar sempre reduzida, pois isso mantém o pneu limpo. Em seguida, você deve pegar embalo para passar pelo atoleiro com velocidade. Mas caso a moto atole, a única saída é descer dela e tirá-la com a força bruta.

Pedras

Algo que sempre preocupa são as pedras pelo motivo delas ocasionarem muitos acidentes. Para vencer essa barreira, você deverá ficar em pé na moto – não fazendo força -, e um pouco inclinado para a frente, o que aumentará o peso da roda dianteira, e evitará que você perca o controle dela.

Se for em uma descida, o posicionamento ficará mais para trás do banco, e você deverá frear levemente a roda traseira, e assim deixar em equilíbrio sua moto.

Essas são algumas barreiras que você enfrentará ao praticar seu esporte, por isso, esteja sempre muito bem equipado, e atento as dicas que lhe informamos, para assim, estar seguro e poder desfrutar tranquilamente da sua aventura!

Tags: Dicas manobras para trilheiros enduristas Dicas
Deixe seu comentário

Obs: HTML não é aceito!

Avaliação:
Ruim Bom

Digite o código que aparece na imagem: